O que é medido acontece.
Problemas? Há problemas que os técnicos se habituaram a achar normal.
Já abordámos no ClimaNet a questão do “Saber Fazer” e do “É preciso estudar a informação!“, que tratam uma outra face deste tema – mas as causas do problema são comuns, e esse é a razão da importância que continuamos a dar a estas questões.
Pensemos:
Estamos perante um trabalho que está a ser executado por uma equipa técnica de uma empresa certificada – deveria estar tudo bem. No entanto, há erros, mesmo quando o nível da organização da empresa é elevado, que continuam a acontecer, e, mais preocupante, a acontecer de forma continuada. Há problemas que os técnicos se habituaram a achar normal….
Quem não conhece perguntas como esta? “Então isto não é sempre assim?…” – é este o pensamento que tem de ser contrariado e corrigido.
Quando é detetado um problema (erro), este não deve ser ignorado e ultrapassado – deve ser registado e ser a motivação para se estudar a solução, estudar a forma de implementar um novo procedimento para que casos idênticos não se repitam, e resolver o problema definitivamente.
Os problemas podem e devem resolvidos de uma só vez…
Num processo controlado por um sistema de gestão da qualidade, que duma forma ou de outra existe em todas as empresas, as falhas devem ser registadas e quantificadas. Devem ser trabalhadas para evitar que se repitam.
Por exemplo, num processo de manutenção preventiva, todos os processos devem ser documentados, registados, controlados e analisados. Deve haver um tratamento estatístico de cada intervenção feita, com particular enfoque nos métodos usados, nos resultados alcançados, nas avarias em garantia e nas suas repetições.